Regresso às Aulas #10 Especial Professores


Este é o último post oficial da Série Regresso às Aulas do Mais Tinta & Papel! Depois de 9 posts não me poderia esquecer dos Professores. Também eu sou formadora e professora e sei o que é estar de um lado e do outro. Portanto, Professores e Educadores de Infância, hoje o post é para vocês!

Vou partilhar alguns dos que considero serem os essenciais para qualquer Professor:

Material de escrita

material escolar

Créditos imagens: Fnac

Qualquer Professor não pode pensar apenas em si quando arruma o seu material escolar. Porquê? ‘Professora, tem uma caneta?’ Pois é, mesmo em dia de exame nem todos os alunos se lembram de levar uma caneta e nós, Professores, estamos preparados para algumas destas eventualidades. Ou seja, aconselho-o(a) a ter um estojo com canetas (azuis ou vermelhas), lápis, borracha e marcadores. Não se esqueça de canetas vermelhas (estas serão as suas fiéis companheiras quando estiver a corrigir testes ou exames).

Caderno e arquivo

material escolar

Créditos imagens: Staples

Algo que tenho sempre comigo é um caderno A4 para tomar nota de algo, fazer alguns rascunhos de programas, planificação de aulas e, para registar as apresentações de trabalhos dos alunos. Concentro tudo num caderno o que torna todo o processo muito simples e prático. Para além do caderno, tenho sempre uma pasta para arquivo e transporte, por exemplo, de fichas para aulas.

 

Agenda do Professor

material escolar

Créditos imagens: Fnac e Porto Editora

Nunca usei a agenda do Professor, no entanto, para outros anos que não leccionei como do Ensino Básico e Secundário parece-me ser uma fiel aliada. Uma agenda que ajuda a concentrar as informações importantes como notas descriminadas de todos os alunos. Também existe uma agenda específica para Educadores de Infância da Porto Editora.

 

Pasta ou mochila

material escolar

Créditos imagens: Tous e Fnac

Cheguei a utilizar pasta, no entanto, acabei por trocar para mochila já que levava o portátil e outros materiais. A nível de transporte e compartimentos tornava-se mais fácil.

 

Tecnologia e utensílios

material escolar

Créditos imagens: Staples

Para quem passa slides como eu, sugiro a aquisição de um pointer que vai realmente facilitar a movimentação na sala enquanto passa conhecimento para os alunos. Ainda que leve o seu portátil, sugiro que guarde os slides e materiais necessários para a aula num pen para prevenir qualquer imprevisto. Se utiliza quadro branco como eu, tenha sempre uns marcadores de cores diferentes na pasta ou mochila para utilizar nas aulas.

 

Notas adesivas

material escolar

Créditos imagens: Fnac

As notas adesivas (pequenas, grandes ou de qualquer formato) são importantes para marcar ou destacar algo. Também para actividades em aula são muito interessantes. Portanto, essenciais para o seu dia-a-dia; pelo menos para o meu são.

Não poderia deixar os Professores de fora desta série, portanto, espero que tenham gostado destes essenciais básicos.

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *