Off the record #1 – Purple Pineapple Design


Off the record

Off the record é a nova Rubrica do Mais Tinta & Papel que contempla o resultado de uma conversa com pessoas fantásticas que têm projectos encantadores. Surge como uma forma de dar a conhecer novos projectos mas também de mostrar quem são os rostos por de trás dos mesmos. Com um cariz muito pessoal, partilho consigo aqueles que são os bastidores de alguns projectos que, provavelmente, já lhe poderão ser familiares.

Purple Pineapple Design

off the record mais tinta e papel

 

As fundadoras da Purple Pineapple Design – a Natacha e a Joana foram as primeiras a participar no off the record e, portanto, a serem desafiadas para a nova rubrica.

A Natacha e a Joana conheceram-se no Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE. Enquanto trabalhavam no Centro Português de Serigrafia (no âmbito do Mestrado), aperceberam-se de que havia desperdício de papel que poderia ser reutilizado. Ficaram com algum deste papel e começaram a fazer experiências. Foi assim que criaram a ‘My Little Notebook’. O nome foi criado quando decidiram participar na Feira das Almas e tinham de apresentar um para o projecto. Foi baseado naquilo que produziam – cadernos pequenos, no entanto, desde o início que era um nome provisório. ‘My Little Notebook’ evoluiu para Purple Pineapple Design quando deixou de ser um hobbie para se tornar num trabalho a tempo inteiro no início do ano passado. A pegada ecológica é algo que faz parte da essência da Purple Pineapple Design. Neste sentido tomaram algumas decisões, tais como diminuir a utilização de plástico, reutilizar papel desperdiçado tal como o seu projecto nasceu e, dando preferência ao papel reciclado.

Qual a razão do nome ‘Purple Pineapple Design’?

Eu gosto de roxo, ela gosta de ananases (risos). (Natacha)

Uma preocupação que houve foi: tem de haver um logo, uma marca; e queríamos ter sempre uma imagem associada. Nós fizemos uma listinha mas íamos sempre parar àquele (nome). 

O que representa a ilustração para vocês? De onde vem este gosto?

off the record mais tinta e papel

 

Eu desenhei desde sempre, do género que fazia birras se me esquecia dos lápis em casa e queria ter lápis de cor nas férias e fazer ilustrações. A minha família sempre me incentivou, fiz imensos cursos. Estudei em Artes também e sempre fiz imensa ilustração. A minha Licenciatura foi em Design de Moda, ou seja  ramifica um bocadinho para a moda. […] Aí percebi que a parte que eu mais gostava não era tanto a da confecção mas a parte do projecto, de desenhar, de pensar no conceito. (Joana)

Não fazia birras se não tinha lápis (risos). Sempre desenhei mas não fui para Artes porque a minha escola não tinha. […] então segui Ciências, depois fui para Design. Continuamos a fazer trabalhos de design por isso é que a marca se chama Purple Pineapple Design porque também tem essa componente. Gostei da parte de design e fui para o Mestrado que tinha esta componente […] e foi um pouco aí que apareceu o desenhar e as aguarelas.  (Natacha)

Ainda há pouco alguém me disse ‘ah porque tu desenhas desde sempre e há tantos anos’. É verdade eu desenho há muitos anos mas tu (Natacha) não desenhas há tanto tempo e não é por aí. Se a pessoa quiser, se gostar e se tentar chega onde quiser. (Joana)

Qual o trabalho de que mais se orgulham?

off the record mais tinta e papel

 

O Casamento da Lucie que foram dois casamentos na realidade: um na Austrália e um em Paris. Quando fazemos casamentos é  […] uma relação durante um ano. Esta pessoa é francesa, foi para a Austrália trabalhar e apaixonou-se por um australiano. Para eles foi mais fácil fazer um casamento na Austrália e outro em Paris. 

Então tivemos de fazer 2 convites, aliás, 3 até (um para o Bridal Shower). Foi a noiva que nos deu mais trabalho mas também foi a que reconheceu mais o nosso trabalho. 

Qual o episódio ou encomenda caricata que já receberam?

Todos os pedidos personalizados são sempre caricatos. (risos) 

Houve uma (não me lembro bem) em que a pessoa gostava de Nutella, pizza, gelado, montanha, daquela praia. E nós dissemos: ‘desenhamos-te a Nutella’. Porque se juntássemos aquela ideia numa ilustração ia ser uma pessoa naquela praia específica, com uma montanha na praia, a comer Nutella, pizza e gelado. É o que a pessoa gosta. […] Acho que desenhámos a Nutella e pizza e a pessoa ficou contente. Às vezes as pessoas pensam que o válido de um presente personalizado é escarrapachar lá o que a pessoa gosta mas não quer dizer que tenha de incluir tudo. 

Anterior, uma pessoa queria o Big Ben com uma criança com uma mochila às costas e com um peluche do Rei Leão. Nós fizemos o desenho. 

Isto normalmente acontece quando são pedidos personalizados para oferecer e não para a própria pessoa. 

Aceitam pedidos personalizados. De que tipo?

off the record mais tinta e papel

 

Fazemos trabalhos de design, logotipos, casamentos, cartões de visita. Fazemos muitas coisas diferentes.

De onde vem a vossa inspiração e como a mantêm?

off the record mais tinta e papel

 

Essa é a pergunta que eu não faço ideia como se responde. (Natacha)

Como é que a mantemos? Nós, apesar de às vezes não parecer, temos sempre ideias novas. Às vezes durante meses parece que não apareceu nada novo de ideias. Mas temos sempre muitas ideias. Não temos tempo de fazer tudo. […] Mas inspiração está em todo o lado. Imagina […] o nosso trabalho nunca descansa, não está quase de folga. Mesmo quando estamos noutro país, tentamos perceber o que é que se passa. Internet, no Pinterest. Estamos sempre a tentar acompanhar o que se passa. (Joana)

Nós basicamente estamos sempre a ver coisas novas. Não tem que ser ilustração. […] Como estamos sempre a bombardear-nos com coisas novas – mas é porque gostamos e sempre fizemos – acabamos sempre por desenvolver ideias novas. […] Nós somos pessoas muito visuais. […] Mas não, não é o mar que nos inspira nem temos uma musa inspiradora (risos). (Natacha)

O que podemos esperar da Purple Pineapple Design nos próximos tempos?

off the record mais tinta e papel

 

As novidades que houver tempo para fazer. Nós temos mil ideias mas depois nunca temos tempo para concretizar. Mas ideias novas e ilustrações novas vão sempre surgindo. 

Nós agora estamos a ver se conseguimos dinamizar as vendas na loja on-line para ver se ficam mais fáceis de gerir. O nosso objectivo […] é ter a loja on-line a funcionar para a pessoa poder comprar de uma forma mais fácil. 

Coisinhas de Natal.

Qual o conselho que dão a alguém que queira investir no seu talento tal como vocês fizeram?

off the record mais tinta e papel

 

Paciência. É preciso muita paciência. Nós já vimos muitas pessoas criarem alguma coisa e desistir.  […] Não é de todo um hobbie, mas a pessoa precisa de ter paciência e perseverança. […] As coisas demoram tempo a crescer. Tudo é um trabalho.  (Joana)

Ou vem menos dinheiro ou vem menos gratidão. Tudo bem, mas esta é uma coisa tua. […] Nós gostamos disto, é o que nós queremos fazer. Há dias que trabalhamos 12 horas. Mesmo que não seja um retorno imediato, é o teu bebé. Tu estás a trabalhar para ti. Há muitas pessoas que dizem ‘ah tu tens a tua empresa fazes o que queres’. Sim, tenho a minha empresa, mas se não for eu a fazer ninguém faz, não aparece feito. […] É preciso ter gosto pelo que se está a fazer. Não é, eu vou fazer isto porque vai dar dinheiro. Porque ter uma empresa é muito dispendioso só por ela existir. […] Porque se gosta, ter disponibilidade física e financeira. (Natacha)

Este fim-de-semana vão estar no Mercado de Outono em Cascais. Quem vos visitar o que poderá encontrar por lá?

Pode encontrar uma panóplia (risos) grandinha de agendas, em quantidades e modelos diferentes. Nós no ano passado já vendíamos agendas, agora estamos mesmo a tentar que haja todos os modelos com as diferentes capas, os tamanhos. Tentar garantir que não vai faltar. 

Depois, temos os prints renovados; postais; apontamentos de outras coisas mais vocacionadas para dar a alguém especial; molduras. 

off the record mais tinta e papel

off the record mais tinta e papel

off the record mais tinta e papel

Quão feliz vos faz a Purple Pineapple Design?

(pausa) Faz muito feliz (risos). Muito contente, se não fizesse não conseguíamos ter. Nós gostamos muito daquilo que fazemos e nós acreditamos […] dantes éramos duas pessoas em casa, agora somos duas pessoas que estão num escritório a trabalhar fora de casa […] nós vemos a possibilidade de crescer e queremos continuar por aí.

off the record mais tinta e papel

# Off the record #

Muitas vezes são inseridas na categoria de empreendedorismo feminino e são conhecidas pelas ‘meninas dos ananases’. Estiveram no Programa Mais Mulher (SIC Mulher), no Curto Circuito (SIC Radical) e colaboraram com a Ana Rita Clara no lançamento do seu blog. Este ano tiveram 11 casamentos e têm estado em diversos mercados entre os quais a Feira das Almas. Este fim-de-semana estão no Mercado de Outono em Cascais e são duas pessoas muito (mesmo muito) simpáticas e descontraídas. Abriram a porta do seu estúdio (como lhe chamo, do seu cantinho) e receberam-me como se fosse uma das suas amigas. Passámos umas horas à conversa (o tempo foi passando) e, com o sinal dos Bombeiros é que despertámos e olhámos para o relógio. Foi uma manhã muito agradável. Gostei imenso do espaço da Purple Pineapple Design. Gostei imenso de conhecer a Natacha e a Joana pessoalmente e, quem sabe, nos cruzaremos novamente muito em breve. A Natacha e a Joana são ainda responsáveis pela criação e pelas 2 edições da Pineapple mag (assim que o tempo o permitir com certeza voltarão a pegar neste projecto muito interessante). Afinal, a Purple Pineapple não se resume a duas designers e ilustradoras, ainda existe a Joyce. A Joyce é a fiel companheira sempre que é preciso e, não só ganhou um nome como um autocolante à maneira.

off the record mais tinta e papel

off the record mais tinta e papel

Espero que tenha gostado desta rubrica (e desta primeira conversa) com as ‘meninas dos ananases’ que, para além de serem muito talentosas, são realmente trabalhadoras. Têm o seu mérito naquilo que têm alcançado e, naquilo que sei que ainda irão alcançar. Os produtos são muito bonitos, as ilustrações para além de cuidadas são divertidas. Basicamente não tem razão para não as conhecer pelo que partilho consigo alguns links de interesse.

off the record mais tinta e papel

Obrigada Natacha e Joana por me receberem e por toda a vossa simpatia 🙂

Até breve!

Site com loja-online

Etsy

Facebook

Instagram

YOU MIGHT ALSO LIKE

planner jus de papier
Planear com a Jus de Papier!
August 07, 2019
chronospaper caderno capa dura A5
Coimbra tem mais encanto com a Chronospaper.
July 29, 2019
purple pineapple design
Planear com a Purple Pineapple Design.
May 20, 2019
fine and candy THE HANDWRITTEN LETTER COLLECTION
Fine&Candy: The Handwritten Letter Collection
May 12, 2019
ticoolgrafia
Ticoolgrafia & o Inesperado Notebook de Fernando Pessoa.
May 05, 2019
caderno pegada criativa
A novidade da Pegada Criativa: caderno, agenda, diário, calendário!?
February 18, 2019
weekly planner casa da amendoeira
Weekly Planner da Casa da Amendoeira.
January 03, 2019
um barra um notebook natal 2018
O Caderno de Natal da 1/1 para 2018!
December 25, 2018
agenda solidária
O Raio da Agenda 2019!
December 24, 2018

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *