Como escolher uma agenda?


O que deve ter em conta quando comprar a próxima agenda?

como escolher uma agenda

Agenda semanal/diária

Deve considerar qual a vista que prefere ponderando qual a opção que melhor se irá ajustar ao seu planeamento. As agendas diárias são normalmente mais largas e contemplam uma página para cada dia. Já as semanais dividem a semana em apenas uma ou duas páginas mas permitem uma vista privilegiada de toda a semana facilitando a marcação de compromissos e a consulta dos mesmos.
Gosto de ter mais espaço para escrever nas agendas diárias mas priorizo a vista semanal que facilita imenso a minha organização.
como escolher uma agenda
como escolher uma agenda

Quantidade de conteúdo

Qual o tamanho da sua letra? Coloca autocolantes ou post-its? Tem várias compromissos todos os dias e muito apontamentos para colocar na agenda?
Estas são algumas das questões às quais deve responder. Por vezes, gostamos muito do formato ou do design de determinada agenda mas esta não é a que melhor se adapta à nossa realidade. Deve ponderar sobre estes aspectos para que a agenda corresponda às suas expectativas.
Identifico-me com as agendas semanais A5 que, ainda que contemplem 7 dias em duas páginas, têm algum espaço para cada dia; espaço este que diminui quando se trata de uma agenda A6.

Tamanho, transporte e funcionalidade da agenda

agenda deve ter espaço suficiente para fazer os seus apontamentos mas deve ter um formato e tamanho funcionais.
Dependendo da funcionalidade, decida qual o melhor tamanho. Se se trata de uma agenda para ficar em casa ou no escritório, poderá adquirir uma de tamanho maior já que não a irá transportar regularmente, caso se tratasse de uma agenda pessoal. Se tem a agenda sempre consigo, como eu, pense como e onde a irá transportar. Caso seja na mala, qual o tamanho médio de malas que utiliza? Se viaja de transportes e não de carro também deverá, este factor, pesar na sua decisão já que a agenda irá aumentar o volume e peso da carga que transporta.

Outros aspectos relevantes

Existem agendas de capa dura e de capa mole, qual prefere? Prefiro, habitualmente, as agendas de capa dura já que preservam melhor o seu conteúdo. Também deverá verificar se a agenda abre facilmente ou se escrever na mesma poderá transformar-se numa tarefa complexa. Guarda flyers, papéis, talões e outros no interior da agenda? Se sim, pode considerar uma agenda de capa dura com envelope no interior para guardar os pertences. Algumas agendas têm algum tipo de fecho que poderá ajudar a não perder nenhum conteúdo dentro da mesma.
Algumas pessoas gostam de separadores ou de alguns extras como autocolantes; pense sobre outros aspectos relevantes para si.
como escolher uma agenda
 

O design não é tudo, mas quase

Normalmente os nossos olhos perdem-se com agendas apelativas. No entanto, a agenda mais bonita pode tornar-se no seu pior pesadelo (no pior talvez não, mas num momento desagradável). Ou seja, pode ser a agenda mais bonita e apelativa mas não condizer com o uso que faz dela e portanto deixar de ser útil. É muito importante que se identifique com a agenda em termos visuais não esquecendo de alguns aspectos essenciais.
 

Resumo dos pontos a rever:

» Agenda semanal vs. diária;
» Qual o espaço que preciso para cada dia;
» Fácil de transportar?;
» Pense sobre outros aspectos relevantes para a sua utilização;
» Saiba que o design é um dos aspectos mais importantes mas não o único.
 

O que acontece se não rever estes pontos?

Nada provavelmente. Por vezes apaixonamo-nos por uma agenda e adaptamo-nos à falta de concretização de alguns critérios previamente relevantes para nós. Contudo, poderá decepcionar-se com a agenda e, deixar até de a usar já que esta não se adapta à sua realidade nem às suas necessidades. Recordo-me de me terem oferecido uma agenda grande (A4) em pele e de ter gostado imenso de a receber. No entanto, não se adequou à minha realidade já que não a queria deixar em casa nem no trabalho. Mas transportar uma agenda A4 não é funcional para mim. O que aconteceu? Infelizmente, deixei de a utilizar e comprei outra mais pequena que pudesse estar sempre comigo e transportá-la facilmente em qualquer mala que usasse durante a semana. Poderá ser uma mais-valia avaliar alguns aspectos. Mas um dos factores mais importantes é identificar-se com a agenda e comprar uma da qual goste realmente porque uma agenda não é um caderno que após umas semanas trocamos por outro. Uma agenda dura um ano e contempla alguns dos melhores momentos da sua vida para além de que é um objecto de uso pessoal.
como escolher uma agenda

Resulta ter uma agenda em casa/escritório e outra na mala?

Pela minha experiência, não. Torna-se impossível actualizar constantemente duas agendas simultaneamente. Logo, deverá fazer uma gestão que melhor se adapte ao seu quotidiano e que se mantenha funcional ao longo do ano. Excepto quando as agendas têm conteúdos diferentes. Por exemplo, transporta a sua agenda pessoal diariamente e em casa ou no trabalho tem outra agenda com conteúdos diferentes, por exemplo, profissionais. Se precisa de consultar as agendas em espaços e alturas diferentes, será perfeito.

Coloco os meus compromissos no telemóvel. Não é suficiente?

Uso agenda há várias anos mas recordo-me de, em certa altura, colocar lembranças no telemóvel. No entanto, o telemóvel nem sempre avisava. Quando ficava sem bateria deixava de ter acesso. Não poderia ter uma vista privilegiada nem sublinhar, destacar a marcador ou colar post-its nem guardar alguns documentos ou talões. Para mim, não faz sentido não ter uma agenda em papel (mas eu sou suspeita).
 

Tenho poucos compromissos, justifica comprar uma agenda?

Depende da sua utilização e do seu gosto. Se não se identifica com transportar uma agenda e deixaria de a utilizar, poderá não fazer sentido. Se tem poucos compromissos, poderá optar por uma agenda semanal pequena e não a utilizar só para compromissos mas também para apontamentos ou pequenas anotações. Assim irá utilizá-la mais vezes e não se irá esquecer de verificar se tem algum compromisso agendado, todos os dias.
 

Há tantas agendas! Qual escolho?

Aconselho a escolha de uma agenda da qual realmente gosta e com a qual se identifique já que a irá utilizar durante algum tempo bem como todas as semanas. Não compre uma agenda com a qual não se identifique já que irá folheá-la diariamente durante um ano, sensivelmente.
como escolher uma agenda

Última dica!

Não deixar a compra da agenda para último. Idealmente, deve comprar antes do final do ano anterior para encontrar vários modelos, preços e marcas disponíveis.

 

As agendas presentes neste post são:

Moleskine, capa mole preta em pele, pequena, diária

Lanybook, capa dura rosa claro, pequena, semanal

Fine & Candy, capa dura padrão azul/branco, A5, semanal

 

 

Muito obrigada Teresinha pela participação, ajuda e ideias 🙂

YOU MIGHT ALSO LIKE

purple pineapple design
Planear com a Purple Pineapple Design.
May 20, 2019
fine and candy THE HANDWRITTEN LETTER COLLECTION
Fine&Candy: The Handwritten Letter Collection
May 12, 2019
cadernos portugueses
Alfamarama: as frases cómicas que vão além fronteiras.
September 23, 2018
mais tinta e papel
Convite: Programa Conversa de Mulheres [vídeo]
September 02, 2018
mais tinta e papel
2019 está mais próximo do que pensa.
August 01, 2018
sahara notebook
Os meus 8 artigos preferidos da Nova Colecção da Fine & Candy.
July 22, 2018
spicy lover
Spicy lover: o caderno perfumado da Fine&Candy. [-10% de desconto]
April 15, 2018
papelaria de luxo
Conjunto de lápis Fine&Candy. [-10% Shop Online]
February 09, 2018
the catwalk collection
CANDICE pela Fine&Candy. [inclui código promocional]
January 30, 2018

3 Comments

Francisca
Reply 5 Agosto, 2016

Eu tenho uma capa de agenda que comprei na parfois e a minha dificuldade é arranjar miolo de agendas que sejam estáveis porque sempre que abro a capa, a capa do miolo sai do sitio... não a queria deixar de usar :/ mas parece que é o que vai acontecer porque nem a marca me ajudou a arranjar o mesmo miolo de agenda que trazia tenho uma diária que me dá imenso jeito mas por ser grossa deve ser por isso que sai do sitio! Alguém tem sugestões onde arranjar miolos de agendas ? Orbiada

    MariaInes
    Reply 7 Agosto, 2016

    Olá Francisca, obrigada pela visita ao Mais Tinta & Papel! Sugiro que procure uma agenda que encaixe na capa. Poderá, eventualmente, ficar apenas com o miolo retirando a capa e contracapa. Será mais fácil do que procurar um miolo de agenda já que normalmente não existe grande variedade.

    Beijinho,
    Maria Inês

      Francisca
      Reply 8 Agosto, 2016

      Obrigada Maria Inês! :) Vou fazer isso!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *