10 Dicas para uma remodelação de quarto com sucesso!


Como vos disse há pouco tempo, estou a remodelar parte do meu quarto. Por isso, hoje partilho algumas dicas para quem também está a pensar fazer uma remodelação.

remodelar o quarto

Créditos: Pinterest

0. Fazer uma limpeza ao quarto

É essencial perceber o que tem no quarto. Livrar-se de algumas coisas que não têm importância e que estão apenas a fazer volume e a ocupar espaço. Comece a libertar espaço para poder pensar nos produtos, decoração e estrutura da remodelação. Nem sempre aproveitamos esta fase inicial para fazer uma limpeza ao que já existe no quarto. Afinal, é uma tarefa provavelmente aborrecida mas necessária e que vai permitir continuar o processo com sucesso! Coloque 3 sacos/caixas com as seguintes categorias: ‘fica’, ‘doar’ e ‘lixo’ de forma a facilitar este processo.

1. Estabelecer prioridades

Deve perceber quais as necessidades e quais os desejos para o quarto novo. Se precisa de arrumação (como é o meu caso) e gostou imenso de uma ideia de decoração que tem pouca arrumação deverá repensar. Porquê? No início poderá fazer todo o sentido, no entanto, no dia-a-dia será um transtorno (e, provavelmente, um pesadelo) não ter espaço suficiente para arrumação. Deve, por isso, estabelecer prioridades consoante a utilização que faz do quarto e a intenção da mudança. Quais são as suas prioridades? Arrumação, design, criação de zonas distintas, cama de casal, …? Este deve ser um dos primeiros passos a seguir.

2. Definir um budget

Existem inúmeras ideias geniais e produtos fantásticos que provavelmente quereria ver no seu quarto. Este passo é fundamental: saber com que budget está a trabalhar. Deverá definir um valor que será concretizável. Poderá fazer a remodelação a médio prazo e dividir os custos de acordo com as prioridades. Ou seja, defina o que é prioritário modificar e comece por aí. A pouco e pouco fará as alterações e o investimento necessários e, quando menos esperar, deparar-se-á com a remodelação do quarto concluída.

3. Procurar inspiração

É fundamental inspirar-se antes de iniciar o processo profundo de pesquisa de produtos para o seu novo quarto. Onde o deverá fazer? Sem dúvida, no Pinterest! Esta rede social tem um leque enorme de ideias e imagens que realmente o(a) irão inspirar. Este passo poderá ajudá-lo(a) a definir uma linha a seguir e a colocar novas opções em cima da mesa. Consulte o álbum do Mais Tinta & Papel no Pinterest: ‘Desk Organization & Decor‘. Se não está a fazer a remodelação sozinha(o) pode adicionar pessoas a álbuns para uma gestão em simultâneo que irá resultar na visão e inspiração de 2 ou mais pessoas!

4. Pesquisar on-line e visitar lojas

Visite virtual ou fisicamente as diversas lojas de decoração (não se esqueça de ir às suas preferidas) para saber quais as colecções existentes e continuar o último passo: procurar inspiração. Uma loja on-line que aconselho a ver é a Etsy que engloba diversas contas de marcas nacionais e internacionais. Irá encontrar produtos que provavelmente nunca tinha encontrado e, com certeza, construir novas ideias.

5. Definir um tema ou fio condutor

É fundamental ser consistente na forma como irá decorar o seu quarto para que tudo faça sentido. Poderá começar com a forma como não quer ver o seu quarto. Através de exclusão de partes, mais facilmente irá perceber o que irá apreciar ter na zona remodelada. Poderá definir um tema: náutico, contemporâneo, retro, tropical, entre outros. Cores, tons, padrões e texturas.

remodelar o quarto

Créditos: Pinterest

 

6. Fazer uma lista com os produtos necessários/desejados

Faça um levantamento dos produtos que irá precisar (ex. candeeiro de pé, almofadas, secretária, …). Depois de visitar algumas lojas e de encontrar inspiração, é altura de desenhar a ideia geral para o seu quarto.

7. Eleger um top dos produtos preferidos

Depois de visualizar todos os itens em conjunto, faça um levantamento dos produtos preferidos e que realmente gostaria de comprar.

8. Pegar na calculadora!

Depois da lista, as contas. A fase menos sorridente já que nos obriga a fazer escolhas (o que não significa que seja negativo). Com a lista ao lado, faça o somatório de todos os produtos e… (boa sorte)… saiba qual o resultado final. É nesta altura que poderá ter de fazer algumas cedências o que não significa deixar de comprar o que realmente gosta mas, por exemplo, não comprar tudo numa primeira fase.

9. Respeitar o gosto pessoal

Coloque de parte as ilusões de que vai transformar o seu quarto ou divisão da casa igual às imagens que adorou na Internet. Isso não vai acontecer até porque os espaços têm dimensões e formatos diferentes que fazem toda a diferença. Portanto, respeite o seu gosto pessoal. No final do dia, é isso que vai contar. Chegar a casa e sentir-se confortável naquele que é – o seu – espaço.

10. Ir às compras!

Uma das melhores partes é realmente entrar numa loja, escolher os seus produtos preferidos e trazê-los para casa. No entanto, não se esqueça de levar a sua lista e de manter o budget já que provavelmente irão surgir outras ideias, outros produtos, e novos desejos de compra. Tenha em mente a regra anterior. No final de contas, o que realmente importa é que se divirta com todo o processo, por isso, desfrute de cada momento!

remodelar quarto

Créditos: Pinterest

YOU MIGHT ALSO LIKE

chronospaper caderno capa dura A5
Coimbra tem mais encanto com a Chronospaper.
July 29, 2019
purple pineapple design
Planear com a Purple Pineapple Design.
May 20, 2019
fine and candy THE HANDWRITTEN LETTER COLLECTION
Fine&Candy: The Handwritten Letter Collection
May 12, 2019
ticoolgrafia
Ticoolgrafia & o Inesperado Notebook de Fernando Pessoa.
May 05, 2019
caderno pegada criativa
A novidade da Pegada Criativa: caderno, agenda, diário, calendário!?
February 18, 2019
weekly planner casa da amendoeira
Weekly Planner da Casa da Amendoeira.
January 03, 2019
um barra um notebook natal 2018
O Caderno de Natal da 1/1 para 2018!
December 25, 2018
agenda solidária
O Raio da Agenda 2019!
December 24, 2018
jb net correctores
3 Anos de Mais Tinta & Papel.
December 09, 2018

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *